11/06/2017

COMO ECONOMIZAR NA FESTA JUNINA


Olá pessoal, tudo bem? Chegamos nos meses mais frios do ano aqui no Brasil e vai começar o Arraial!!  Em Junho e Julho ocorrem as festas em homenagem aos Santos Populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. Temos comida típica regional, roupas especiais, muita música, dança e tudo acontece embalado no agradável clima de inverno, bom pelo menos aqui no Estado de São Paulo!

 É muito comum por aqui as escolas organizarem estas festas para aproveitar o clima, as crianças preparam coreografias das danças típicas, os pais visitam a escola, é um dia muito agradável. Algumas escolas ainda organizam festa beneficente, onde todo valor arrecadado vai para uma ou mais instituição. Este é o caso da escola da Isabella, os pais doam brindes para os jogos, bingo e decoração, pagam entrada, e as instituições montam as barracas de comes e bebes. Acho o máximo pois todos os envolvidos, desde a escola, os pais e funcionários e as instituições escolhidas trabalham em prol do próximo e isso não tem preço.

Depois desta longa introdução, vamos ao assunto principal. Faço questão de aproveitar as oportunidades de exercer a reciclagem em nossa família, neste tema ela aprende diminuir consumo gerando menos lixo e menos gastos. Ainda aprende a desapegar do que não serve e que não há mal nenhum em aceitar algo usado. Nós fizemos uma festa com as preparações das roupas e dos acessórios e você pode conferir em nosso vídeo no Youtube!

Em nossa família é muito comum a criança usar roupas que já foram usadas pelos irmãos ou primos mais velhos. Tão comum que temos algumas malas guardadas com as melhores roupas de bebê para a próxima prima grávida. Acho muito legal fazer essa troca e sempre que alguém devolve as roupas, volta muito mais do que foi, então nós selecionamos metade para doar e a outra metade guardamos para o próximo. Sinto muito orgulho de ter o trabalho de guardar essas roupas e objetos pois sinto que estou exercendo em mim e em minha família este sentimento de solidariedade.

Bom, o vestido do ano passado não serve então passamos para a prima mais nova e antes de comprar minha tia desapegou de dois vestidos que felizmente servem para Isabella, ela tem 2 meninas gemelares e vocês vão ouvir falar muito delas por aqui. Eu usei um deles e já doamos o outro.

O vestido já era usado, a bota do ano passado ainda serve, então fizemos alguns ajustes para melhorar o aspecto e caprichamos nos acessórios. Ela ganhou algumas coisas e eu gastei R$15 em fitas de cetim e R$10 na sombrinha de frevo, só isso.
Praticar a solidariedade inclui muitas ações. Você pode por exemplo trabalhar como voluntário em um evento, desapegar de roupas e objetos que não te servem mais, participar de festas beneficentes entre muitos outros.

E você? Conte-me uma ocasião em que você e sua família praticaram a solidariedade. Conte-nos nos comentários da página, do vídeo ou no facebook. Terei o maior prazer em ler sua história!
Um grande abraço e até o próximo post.